A Operação Guarnição Coração do Rio Grande, desencadeada no último dia 27, pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO), já prendeu sete pessoas nos 29 municípios de abrangência pelo CRPO. Além disso, foi feita a abordagem de 2.760 pessoas e 2.148 veículos e também a apreensão de 150g de maconha, de um revólver, dois facões e uma faca.
Dos sete presos, dois foram por furto qualificado, três por porte ilegal de arma, um por posse de entorpecente e um por desobediência a medidas protetivas da Lei Maria da Penha. O objetivo da operação é reforçar o policiamento em pontos estratégicos, prevenir ocorrências como tráfico de drogas, identificar foragidos e diminuir a circulação de armas brancas e de fogo.
Os 29 municípios de abrangência representam uma área de 42.124 km quadrados e uma população de 525 mil habitantes. A operação reúne todos os segmentos da Brigada Militar: Corpo de Bombeiros, Batalhões Ambiental, de Operações Especiais e Rodoviário, 1º Regimento de Polícia Montada (Santa Maria) e 5º RPMon (Santiago). A operação segue até o dia 6 de abril.